21.5.09

CACHAÇA CINEMA CLUBE
27 DE MAIO DE 2009
Sessão especial cinema português

O Cachaça Cinema Clube do dia 27 de maio é dedicado ao cinema português. É uma ótima oportunidade para se conhecer mais de um país ao mesmo tempo tão próximo e tão distante do Brasil. De lá, herdamos a língua e toda herança cultural dos colonizadores, mas precisamos de tradução para compreender o que falam, atenção para acompanhar seu método de raciocínio, e percepção para captar a melancolia que parece habitar o espírito português.

Apresentaremos 3 curtas metragens de jovens diretores, apontando caminhos diversos para a cinematografia do país, e um filme surpresa, uma obra genial do mais radical dos cineastas lusitanos.

A sessão é uma parceria informal do Cachaça Cinema Clube com o Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, um espaço de curadoria refinada que sempre apresenta o melhor dos filmes brasileiros e portugueses, e onde tivemos a oportunidade de conhecer os filmes que serão apresentados.

DESTAQUES

Perímetro, de Miguel Seabra Lopes, se impõe por uma mise-en-scène austera para criar o sentimento de deslocamento do personagem diante do mundo e de seu próprio corpo. Sandro Aguilar, realizador que estreou este ano seu primeiro longa-metragem, A Zona, apresenta o curta A serpente, uma experiência fílmica radical para tratar dos ciclos da vida. Lost in art: looking for Wittgenstein, de Luís Alves de Matos e João Louro, é um filme de linguagem moderna sobre política, arte e filosofia e o que fazer com tudo isso nos dias de hoje.


OS FILMES


Perímetro
, de Miguel Seabra Lopes, 2006, 23'


A insônia drena a alma. Sobra o corpo. Gustavo decide ver-se livre do corpo.


A serpente
, de Sandro Aguilar, 2005, 15'


Eu sou aquilo que permanece. Transformar-me-ei em serpente que nenhum homem conhece, que nenhum deus vê.


Lost in art: looking for Wittgenstein
, de Luís Alves de Matos e João Louro, 2007, 11'

Num mundo ao contrário, onde a arte oscila entre uma decoração política e uma conversa de iluminados, um personagem nos antípodas da arte procura desfazer a miragem e, de frente para os fantasmas, no centro do mundo, pensa no ruído que o poderá salvar.


+ FILME SURPRESA


A FESTA


Após os filmes, a noite segue com a tradicional degustação da Aguardente Claudionor, cachaça mineira eleita a 5ª melhor do Brasil.



A banda Negro Léo & Trio Extraordinário se apresentará no segundo andar do foyer. A banda, formada em 2009, faz uma música que privilegia as canções sofisticadas e irreverentes do compositor Negro Léo (algumas em pareceria com o poeta Ricardo Pitta) com arranjos criativos e forte influência do rock, música brasileira, jazz e das vanguardas musicais e artísticas em geral. Seus integrantes são: Negro Léo (violão e vocais), Daniel Fernandes (bateria), Gabriel Balleste (guitarra) e Pedro Dantas (contrabaixo). (www.myspace.com/negroleoo)


Antes e após o show DJ H tocará rock de Portugal da década de 1960, música brasileira das décadas de 1960 & 1970, além de grupos nacionais e internacionais influenciados pelo jazz e por seus subgêneros.




Cachaça Cinema Clube

Dia 27 maio de 2009, às 21h.
Cinema Odeon Petrobras. Praça Floriano, nº 7. Cinelândia.
Preço: 10 reais inteira / 5 reais meia.


CONTATO:

contato@cachacacinemaclube.com.br
www.cachacacinemaclube.com.br






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente