CACHAÇA CINEMA CLUBE
Sessão Gringa
Carta Branca a Eduardo Cerveira
17 de maio de 2012
Há quase 10 anos, o Cachaça Cinema Clube é um espaço privilegiado de exibição cinematográfica, de parcerias e trocas entre festivais, curadores e amantes do cinema. A sessão do dia 17 de maio é fruto desses anos de experiência coletiva, tendo Eduardo Cerveira, experiente programador à frente do Festival Femina e do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, como curador convidado. Frequentador assíduo desde o início do cineclube, Cerveira preparou uma sessão com títulos internacionais de grande destaque, que lhe marcaram ao longo dos anos de trabalho em festivais, pensando em agradar e provocar o público específico do Cachaça, “apreciador refinado de celulóide e aguardente.”
A noite começa com o filme mais conhecido da sessão, a animação Rejected, de Don Hertzfeldt. Indicado pro Oscar de melhor curta de animação em 2001 e premiado 27 vezes, Rejected arrebatou uma legião de fãs e se tornou um ícone da cultura pop, frequentemente citado ou referenciado em outras obras. Hertzfeldt tinha apenas 23 anos quando realizou sua obra-prima, que rapidamente ganhou o status de cult. Hoje em dia, após outros cinco curtas e mais de 150 prêmios, goza de uma popularidade sem precedentes no ramo da animação independente, a ponto do festival de Sundance afirmar em seu catálogo que "se os cinéfilos acham que curtas não geram o mesmo hype e base de fãs que longas-metragens, obviamente não ouviram falar de Don Hertzfeldt".
Terminal bar é o documentário da sessão, outra produção norte-americana bastante premiada. Dirigido por Stefan Nadelman, é daqueles filmes achados dentro de casa, nesse caso nas mais de 2.500 fotografias que seu pai Sheldon tirou da clientela durante dez anos como barman e gerente do estabelecimento em questão. Um fotofilme com música envolvente que conta a história e transformação de um dos bares mais barra-pesada de Nova York.
O experimental Outer Space é um dos grandes trabalhos de um dos autores mais conceituados da área, o austríaco Peter Tscherkassky. Segunda parte de sua "Trilogia Cinemascope", é um mergulho sensorial nos devaneios de uma mulher, realizado no seu método artesanal: múltiplas exposições em cada fotograma, quadro a quadro, na câmara escura. Um deleite para as plateias que (ainda) tem fetiche pela criação fílmica-experimental em celulóide. Como já foi dito, "em dez minutos Outer Space atravessa as possibilidades insuspeitas dos erros cinematográficos - uma obra-prima."
Por fim, a ficção Lost Weekend, de Dagur Kári. Seu filme de formatura na Escola Nacional de Cinema da Dinamarca, conta as peripécias de um DJ desmemoriado, após uma noite desastrosa. O islândico Kári seguiu com uma bem-sucedida carreira de realizador, dirigindo três longas-metragens muito elogiados. Aqui ele faz uma fábula que tem tudo a ver com o espírito do Cachaça Cinema Clube. A exibição de Lost Weekend é possível pelo apoio do Instituto Cultural da Dinamarca, responsável pela vinda da cópia 35mm.
Os filmes
Rejected (Rejeitado), de Don Hertzfeld, EUA, 2000, 10’
Uma colisão entre arte, comércio cultural e loucura.
Indicado ao Oscar de Melhor Curta de Animação 2001; Gold Hugo no Festival de Chicago 2000 e 26 outros prêmios.
www.bitterfilms.com/
Terminal bar, de Stefan Nadelman, EUA, 2002, 22’
Durante 10 anos trabalhando como barman e gerente do Terminal Bar, Sheldon Nadelman fotografou a clientela e a atividade, dentro e fora do bar. O filme trata da natureza do estabelecimento, sua transformação de um bar irlandês-americano em um bar gay afro-americano, e dos veteranos, bêbados, drogados, travestis e cozinheiros, do ponto de vista do barman/fotógrafo e de dois artigos jornalísticos contemporâneos.
Melhor Curta-metragem no Festival de Sundance 2003 e 11 outros prêmios.
www.touristpictures.com/
Outer space (Espaço Sideral), de Peter Tscherkassky, Áustria, 1999, 10’
Perigo de emboscada: noite, uma casa com vista para o mais escuro breu, um mergulho na escuridão.
Melhor Curta-metragem no Festival de San Francisco 2000 e 11 outros prêmios.
www.tscherkassky.at/
Lost weekend (Fim-de-semana perdido), de Dagur Kári, Dinamarca, 1999, 35’
Emil é DJ. Está perdido. Mas onde?
Grande Prêmio do Festival de Brest 2000; Melhor Filme do Festival Internacional de Escolas de Cinema do México 1999 e 12 outros prêmios.
www.dfi.dk/faktaomfilm/
A festa
Após os filmes, tradicional degustação de Aguardente Claudionor e batida de gengibre do Boteco Belmonte. DJ H, o frontman do rockambo tupiniquim, recebe a banda Uisqueletos Extravaganza e suas versões rockabilly de clássicos internacionais, e Lashes, a DJ convidada da noite, tocando músicas refinadas para dançar até o chão.
A bilheteria só funciona até às 22h. Sujeito a lotação. Evite filas: chegue cedo ou compre seu ingresso antecipado.
Serviço
Cachaça Cinema Clube
17 de maio de 2012, às 21h no Cinema Odeon Petrobras
Praça Floriano, 07 - Cinelândia.
Entrada: 18 reais (inteira) / 9 reais (meia)
www.cachacacinemaclube.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente