12.2.12

CACHAÇA CINEMA CLUBE
16 DE FEVEREIRO DE 2012
SESSÃO ESPECIAL 
ESQUENTA PRO CARNAVAL

Os blocos já estão nas ruas, os passos e coros ensaiados, o povo fantasiado: todo mundo pronto para se jogar na festa de Baco. E é dia 16 de fevereiro, na quinta-feira antes da abertura oficial dos festejos momescos, que acontece o Cachaça Cinema Clube Esquenta pro Carnaval.

Tradicionalmente exibindo curtas, esta noite abrimos uma exceção para o clássico A lira do delírio, longa de Walter Lima Júnior de 1978. Porque nenhum filme poderia ser mais a cara do Carnaval: festa de alegria, fantasia, ilusão e ressaca. Porque foi filmado mesmo no carnaval. Porque tem no elenco Paulo César Pereio, Tonico Pereira, Cláudio Marzo, Antônio Pedro e Jamelão. Porque foi a última atuação da maravilhosa Anecy Rocha. Porque foi fotografado pelo Dib Lutfi. Porque tem o Guri-guri. Porque é um dos filmes mais belos do mundo.

Na trama, Ness Elliot é uma dançarina e taxi-girl, que se envolve com o malandro Claudio e tem seu filho sequestrado. Para ajudá-la, ela procura seus velhos amigos do bloco A lira do delírio. Primeiramente concebido como um musical, a filmagem documental dos atores no carnaval de 1973 em Niterói foi tão surpreendente que acabou transformando o projeto por completo. À época do lançamento do filme, Walter Lima Júnior disse: “Deu-se o imprevisto e graças a ele o filme começou a viver. Um filme, como qualquer obra de arte, exige o risco absoluto. É preciso navegar para conhecer.” A lira do delírio está impregnado do devaneio, da liberdade, e, por que não, da tristeza do Carnaval. É filme para ser visto e revisto, obrigatório para quem gosta de cinema e folia.

Após o filme, acontece o II Baile de Carnaval do Cachaça Cinema Clube. Desta vez contaremos com um bloco de Niterói para tentar reviver um pouco os tempos de filmagem d’ A lira do delírio. A Sinfônica Ambulante surgiu a partir de uma reunião de amigos músicos, no bloco o som dos bateristas e percussionistas junta-se ao sopro dos metais (saxofones, trompetes, trombones e flautas) e uni-se ao ritmo de surdos, caixas, repique, alfaia, derbak... Onde toca-se desde sambas consagrados, como o bom e velho rock and roll, passando por funky, forró, maracatu, salsa, jazz, e improvisos libertinos.


O filme



A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr, 1978, 105´
Os participantes do bloco de carnaval A Lira do Delírio se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é seqüestrado. Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual.


A festa


Após a sessão, degustação das tradicionais Aguardente Claudionor e batida de gengibre do Boteco Belmonte. Na pista, antes e depois do bloco Sinfônica Ambulante (http://www.youtube.com/watch?v=ZfpE2tXh4tU), DJ H toca Meu pipi no seu popo entre outros clássicos da música carnavalesca.




A bilheteria só funciona até às 22h. Sujeito a lotação. Evite filas: chegue cedo ou compre seu ingresso antecipado.

Serviço

Cachaça Cinema Clube
16 de fevereiro de 2012, às 21h
no Cinema Odeon Petrobras
Praça Floriano, 07 – Cinelândia.
Entrada: 18 reais (inteira) / 9 reais (meia)
http://www.cachacacinemaclube.com.br/
cachacacinemaclube.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente