CACHAÇA CINEMA CLUBE
SESSÃO PREMIADOS 2011
FESTIVAL INTERNACIONAL DE
CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
28 DE SETEMBRO DE 2011
SESSÃO PREMIADOS 2011
FESTIVAL INTERNACIONAL DE
CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
28 DE SETEMBRO DE 2011
Em agosto, o Cachaça Cinema Clube esteve mais uma vez no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, um dos maiores festivais dedicados ao gênero no mundo e um dos mais importantes do Brasil. Lá, além de realizar sua já tradicional sessão (com tudo o que ela tem direito), novamente concedemos o Prêmio Cachaça Cinema Clube para os melhores filmes exibidos na Mostra Brasil. De volta ao Rio, impressionados com a recente produção de curta-metragem que tivemos a oportunidade de ver, escolhemos setembro para programar a tradicional sessão com os filmes premiados.
Mantendo nossa crença no que há de novo e rendendo homenagem ao que temos de melhor na nossa memória audiovisual, levamos agora ao nosso público o que julgamos ser um ótimo apanhado das tendências no panorama atual da produção de curtas. Os filmes conseguem têm a capacidade de abranger toda a nossa diversidade, não apenas geográfica, mas sobretudo estética.
Destaques
É um pouco redundante falar em destaques quando a sessão em questão é dedicada à exibição de filmes premiados. Pra eu dormir tranqüilo é o novo curta de Juliana Rojas, de São Paulo, que desta vez assina sozinha a direção, sem o habitual parceiro Marco Dutra. Eles dividem a direção em diversas obras, como Um Ramo, curta de 2007 super premiado mundo afora, e Trabalhar cansa, estréia de ambos no formato longa, exibido na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes de 2011, que chega aos cinemas da cidade no próximo dia 30 de setembro. Braxília, curta de Brasília dirigido por Danyella Proença, é uma exposição poética da cidade através da percepção subjetiva do poeta Nicolas Behr. Ganhou o prêmio de melhor roteiro, melhor filme pelo Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Brasília, em 2010, além de vários outros no XV CinePE, em 2011. Já Calma, Monga, calma! é um curta pernambucano realizado por uma equipe composta por profissionais de diferentes estados, dirigido por Petrônio de Lorena, que já teve outros trabalhos seus exibidos no cineclube, como os premiados Santa Helena em Os Phantasmas da Botija e O som da luz do trovão. A sessão fecha com o mestre Paulo César Saraceni e seu curta Cinema, de 1974, filme muito pouco exibido que discorre sobre como fazer cinema ainda na época da montagem em moviola, equipamento praticamente desconhecido da maioria dos estudantes de audiovisual atuais. Ou seja, uma raridade.
Os filmes
A babá de Luís faleceu há poucas semanas. Quando ela reaparece escondida no armário, Luís precisa de grandes esforços para saciar a fome dela. Prêmio Cachaça Cinema Clube de Melhor Filme de Amor.
Braxília, de Danyella Proença, 2010, 17'
No meio do concreto e da aridez da capital do Brasil, o poeta Nicolas Behr construiu uma obra poética que resignifica todo o ambiente urbano da cidade. Artista com profundas raízes afetivas com Brasília, o curta de Danyella desvenda esses laços fortes que unem a cidade ao cidadão criativo que nela habita. Prêmio Cachaça Cinema Clube de Melhor Filme de Concreto Armado.
Calma, Monga, calma!, de Petrônio de Lorena, 2011, 18'
Psicopata misteriosa chama a atenção da polícia e do jornalismo investigativo a partir de ataques simiescos aos varões da sociedade recifense. Prêmio Cachaça Cinema Clube de Melhor Filme Policial.
Cinema, de Paulo César Saraceni, 1974, 15'
A linguagem do cinema entremeada por frases de Humberto Mauro, Godard, Glauber Rocha e Rosselini.
A festa
Após os filmes, tradicional degustação de Aguardente Claudionor e da batida de gengibre do boteco Belmonte, com o fundo musical do DJ H e a convidada da noite Alice Furtado.
A bilheteria só funciona até às 22h. Sujeito a lotação. Evite filas: chegue cedo ou compre seu ingresso antecipado.
Serviço
Cachaça Cinema Clube
28 de setembro de 2011, às 21h no Cinema Odeon Petrobras
Praça Floriano, 07 – Cinelândia.
Entrada: 14 reais (inteira) / 7 reais (meia)
www.cachacacinemaclube.com
cachacacinemaclube.blogspo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente