18.4.11



CACHAÇA CINEMA CLUBE
20 DE ABRIL DE 2011
SESSÃO SAMPA

Bairrismos à parte, São Paulo sempre foi um dos maiores polos de produção curtametragista. Se hoje o eixo da realização se descentraliza, com destaque para centros regionais em outros estados fora do Sudeste, São Paulo continua a nos entregar uma produção de curtas constante, criativa e volumosa. Com diretores debruçados sobre as mais diversas correntes do audiovisual, a recente safra de curtas-metragens paulistas é de difícil enquadramento estético ou temático. O que há de concreto é o natural diálogo com os realizadores de um passado não tão recente, que com suas experiências e vontade de entender a cidade, deixaram um grande legado para a nossa geração.
Esse acervo tão importante é a inspiração para a próxima sessão do Cachaça Cinema Clube. A seleção de curtas é inteiramente dedicada a filmes que, de uma forma ou de outra, abordam o universo urbano, sentimental e sensorial de São Paulo, elaborado por diferentes gerações, influenciadas de múltiplas maneiras e dotadas de visões bem distintas sobre o que é a cidade. 

Destaques

Sem perder a tradição de exibir o que há de mais relevante no cenário do curta-metragem brasileiro, o Cachaça de abril tem uma programação repleta de grandes obras. Vale destacar Borboletas Indômitas, de Daniel Chaia, um dos destaques do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo de 2010, e Viver a Vida, um dos primeiros filmes da reconhecida diretora Tata Amaral. A sessão conta ainda com o internacionalmente superpremiado Tyger, de Guilherme Marcondes e Corpo presente: Beatriz, um dos últimos trabalhos de Paolo Gregori, dirigido também por Marcelo Toledo. Não podemos dei xar de mencionar uma das primeiras realizações de João Marcos de Almeida e Sérgio Silva, Sarau na cama, e o cultuado Criaturas que nasciam em segredo, de Chico Teixeira, que mostra a dificuldade da vida de 5 anões na grande metrópole.

Os filmes


Corpo presente: Beatriz, de Marcelo Toledo e Paolo Gregori, 2008, 20'


Drama paulistano. A grande cidade e a relação de uma operária com seu espaço superurbanizado revela um descompasso entre o cidadão e a máquina de moer gente que é esse local onde o concreto e o carro imperam.

Borboletas indômitas, de Daniel Chaia, 2010, 17'



Sátira moderna sobre a situação sociopolítica envolvendo mulheres bonitas, políticos paspalhos e heroísmo duvidoso, tudo isso com um toque de erotismo. Um dos destaques do Festival Internacional de Curtas-Metragems de São Paulo de 2010.

Sarau na cama, de João Marcos de Almeida e Sérgio Silva, 2008, 6' 

 
João Marcos de Almeida e Sérgio Silva são uns dos mais radicais diretores brasileiros da atualidade. É deles a maravilha audiovisual A Bela P, curta que estarreceu os curadores do Cachaça Cinema Clube. Sarau na cama é uma viagem filosófica e erótica, um de seus primeiros trabalhos.

Viver a vida, de Tata Amaral, 1991, 12'



Um dos primeiros curtas de Tata Amaral. O dia de um office boy na grande São Paulo, a cidade que também ficou conhecida pelos seus motoboys. Vivendo a correria da cidade como poucos, o personagem principal é a síntese da uma juventude urbana, dos seus sonhos e dificuldades.

Tyger, de Guilherme Marcondes, 2006, 5'



Belíssima experimentação visual realizada através da mistura de técnicas de animação e filmagem. Um enorme tigre aparece misteriosamente numa grande cidade. Ele vai revelar a realidade escondida numa noite que poderia ter sido como qualquer outra.

Criaturas que nasciam em segredo, de Chico Teixeira, 1995, 21'


Partindo do universo dos bufões, pessoas marcadas desde a Antigüidade pelo estigma de garantir a diversão dos outros, o documentário retrata a vida de cinco anões que moram na cidade de São Paulo.

A festa

Após os filmes, a Aguardente Claudionor e DJ H fazem a festa dos cachaceiros.

A bilheteria só funciona para a sessão de filmes. Chegue cedo.


Serviço
 
Cachaça Cinema Clube
20 de abril de 2011, às 21h no Cinema Odeon Petrobras
Praça Floriano, 07 – Cinelândia.
Entrada: 14 reais (inteira) / 7 reais (meia)
www.cachacacinemaclube.com.br
cachacacinemaclube.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente