8.2.11



CACHAÇA CINEMA CLUBE
16 DE FEVEREIRO DE 2011
ESQUENTA PRO CARNAVAL


O Cachaça Cinema Clube do dia 16 de fevereiro embarca no clima carnavalesco que já tomou conta da cidade. A inspiração é o grande e saudoso Hélio Oiticica, que em janeiro de 1980 realizou, no Morro da Mangueira, uma reunião de artistas, sambistas, passistas e povo em geral - um "Acontecimento poético urbano" chamado Esquenta pro Carnaval. Pra Hélio, a idéia era fazer uma meditação coletiva não introspectiva, paralela ao samba, que já é quente por si e com o qual não há o que contribuir. "Deixa o samba seguir seu próprio rumo. O samba é o samba".

A temática da sessão segue o gênero musical, apresentando filmes de animação, sobre escolas de samba, sambistas e o Carnaval carioca dos anos 30.

O cineclube exibe mais um filme do animador, ilustrador e cartunista Allan Sieber, muso do Cachaça Cinema Clube. Seu filme Santa de Casa é baseado num conto de Aldir Blanc e traz a tão popular mistura entre o samba e a religião no Brasil, ambientada nos subúrbios cariocas, pelos olhos do diretor gaúcho.

Mataram meu gato, de Ana Rieper e Maria José Freire, conta, através da história da escola de samba Gato de Bonsucesso, a remoção e transferência das favelas cariocas dos anos 60, no Complexo da Maré. O documentário, além de abordar essa recorrente questão urbana, mostra a realidade das escolas de samba que desfilam longe dos patrocínios e camarotes milionários da Marquês de Sapucaí.

Destaques

Noel por Noel é um ensaio documental sobre a música e o tempo do poeta da Vila Isabel. Noel Rosa, que veio a revolucionar o samba, pelos olhos do também revolucionário Rogério Sganzerla, mestre inspirador do Cachaça Cinema Clube.

Memória do Carnaval resgata trechos do filme de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, A voz do Carnaval, de 1933. Mais uma vez, o Cachaça Cinema Clube valoriza a memória e a preservação da história cinematográfica do Brasil, e propicia ao público uma viagem a outros carnavais. Multidão desfilando na Cinelândia, bondes apinhados de gente fantasiada, guerras de serpentinas, confete e lança-perfumes, banhos de mar à fantasia... Mais ou menos tudo o que a gente vê nos carnavais de hoje, mas nos anos 30.

Lindos sambas embalam o final da sessão, no filme Carioca, suburbano, mulato, malandro - João Nogueira, de Jom Tob Azulay. O diretor acompanha Nogueira em rodas de samba regadas a cerveja e mocotó e a visitas a músicos da velha guarda da Portela, sua escola do coração, além de registrar a gravação em estúdio do clássico samba “Súplica”. Além de compositor e intérprete, João foi um dos criadores do bloco Clube do Samba, freqüentado por Clara Nunes, Nelson Cavaquinho, Monarco, Dona Yvone Lara, Chico Buarque, Paulinho da Vila, Cartola, entre outros grandes. Lá no final dos anos 70, o bloco revitalizou o carnaval de rua do Rio, hoje vivíssimo, tão vivo, que vai até desfilar dentro do cinema.

Os filmes

Santa de casa, de Allan Sieber, 2006, 18'
Baseado em um conto de Aldir Blanc. Depois de uma gravidez difícil, Oséias faz a promessa colocar sua filha para desfilar por três anos em um bloco de carnaval (...)

Mataram meu gato, de Ana Rieper e Maria José Freire, 2006, 16'
A remoção e a transferência de favelas no Rio de Janeiro a partir das trajetórias dos integrantes da escola de samba "Gato de Bonsucesso", sediada na Favela da Maré.

Noel por Noel, de Rogério Sganzerla, 1981, 10'
Ensaio documental sobre a música e o tempo de Noel Rosa, com colagens de imagens de arquivo, fotografias de época e filmagens de blocos carnavalescos em Vila Isabel.

Memória do carnaval, de Adhemar Gonzaga, 1975, 13'
Através de trechos de A voz do carnaval (1933), de Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro, e de cinejornais, é mostrado o carnaval carioca dos anos 30: banhos de mar à fantasia, concursos de maiôs, blocos, Baile das Vozes do Rádio, etc.

Carioca, suburbano, mulato, malandro - João Nogueira, de Jom Tob Azulay, 1979, 13'
Documentário sobre João Nogueira, cantor e compositor popular do Rio de Janeiro.

A festa

Após os filmes, a Aguardente Claudionor esquenta o clima mais uma vez para a grande festa que se segue, o 1º Baile de Carnaval do Cachaça Cinema Clube, com muitas atrações musicais surpresas.

A bilheteria só funciona para a sessão de filmes. Chegue cedo.

Serviço


Cachaça Cinema Clube
16 de fevereiro de 2011, às 21h no Cinema Odeon Petrobras
Praça Floriano, 07 – Cinelândia.
Entrada: 12 reais (inteira) / 6 reais (meia)
www.cachacacinemaclube.com.br
cachacacinemaclube.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente