13.10.10


CACHAÇA CINEMA CLUBE

20 DE OUTUBRO DE 2010
SESSÃO EM HOMENAGEM A ROBERTO PIVA


O Cachaça Cinema Clube promove mais uma sessão em homenagem ao poeta Roberto Piva. Desta vez, infelizmente, a homenagem será póstuma, diferente da sessão de 14 de fevereiro de 2007, quando o poeta ainda estava vivo, lúcido e combatente. Piva, que sofria de Mal de Parkinson e esteve internado por mais de 40 dias, faleceu no dia 03 de julho deste ano. Como afirmou Gustavo Benini, seu companheiro, o poeta manteve a postura radical e impiedosa até os últimos momentos: "Há dez dias, ele tentou fugir do hospital. Ele arrancou as sondas, estava bravo e queria cair fora. Ele detestava hospital, achava que era tudo magia negra".

A sessão-homenagem contará com filmes sobre poesia, muita música e intervenções poéticas de autores independentes cariocas.

Além de Roberto Piva que em Antes que eu me esqueça, de Jairo Ferreira, declama seus poemas num evento bem ao estilo beat, estarão retratados nos filmes os poetas Waly Salomão, em São Gabriel da Cachoeira, de Carlos Nader; que também participa de Assaltaram a gramática, de Ana Maria Magalhães, ao lado de Paulo Leminski, Francisco Alvim e Chacal; Cláudio Willer, que tem seus textos servindo de base para Inventário da rapina, de Aloysio Raulino, além de Carlos Drummond de Andrade retratado por Fernando Sabino e David Neves em O fazendeiro do ar.

Destaques

O fazendeiro do ar, de 1974, apresenta o poeta Drummond falando de suas raízes mineiras e como prosaico passageiro do ônibus que o conduzia de sua casa, no Posto 6, ao centro da cidade para trabalhar como funcionário público. O anárquico Assaltaram a gramática, de 1984, antecipa a linguagem do videoclipe ao apresentar poetas marginais brasileiros de forma ficcional e performática. Em Inventário da rapina, de 1986, Raulino envereda pelo universo poético para retratar São Paulo ao som de belos e corrosivos poemas de Cláudio Willer, companheiro de toda vida de Roberto Piva. E finalizando a sessão, em Antes que eu me esqueça, poderemos assistir a câmera livre de Jairo retratar o próprio poeta recitando ao lado de Jorge Mautner e Nelson Jacobina em início de carreira, Roberto Bicelli e outros.

OS FILMES

São Gabriel da Cachoeira - San Felipe, de Carlos Nader, 1998, 7'


Uma viagem com o poeta Waly Salomão à Cabeça do Cachorro, região onde o Brasil faz fronteira com a Colômbia, mas ninguém parece se importar.

Meu nome é Paulo Leminski, de Cezar Migliorin, 2004, 5'


Embate entre pai e filho em torno de poesia de Paulo Leminski. "Tudo que eu faço, alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo; mal rabisco, não dá mais para mudar nada, já é um clássico".

Assaltaram a gramática, de Ana Maria Magalhães, 1984, 12'


Antecipando a linguagem do videoclipe, o documentário traça o perfil dos poetas Francisco Alvim, Paulo Leminski, Waly Salomão e Chacal por meio de poemas e textos expressivos, apresentando-os de forma ficcional e performática. O filme também homenageia a poeta Ana Cristina Cesar e tem como música original “Assaltaram a gramática”, de Lulu Santos e Waly Salomão, gravada especialmente para o filme.

O fazendeiro do ar, de Fernando Sabino e David Neves, 1974, 10’


O filme apresenta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), mais carioca que itabirano, falando das raízes mineiras, admirando a vista da Pedra do Arpoador e brincando de se esconder entre as pilastras do Ministério da Educação – do qual foi chefe de gabinete do ministro Gustavo Capanema, na ditadura Vargas.


Inventário da rapina
, de Aloysio Raulino, 1986, 27'


Utilizando texto, relato e música do poeta Cláudio Willer, o filme registra impressões do Brasil dos anos 1980, podendo ser definido como um drama intimista patriótico.


Antes que eu me esqueça
, de Jairo Ferreira, 1977, 14'


Documentário realizado durante o lançamento do livro homônimo de Roberto Bicelli. Um filme importante e bastante expressivo não só pela presença marcante do estilo de Jairo ferreira, mas também pelo registro histórico de autores como Roberto Piva e Cláudio Willer entre outros, declamando poemas e de músicos como Jorge Mautner e Nelson Jacobina.

A festa

Ierê Ferreira
Após os filmes beberemos ao poeta com o apoio da Aguardente Claudionor, mineirinha eleita a terceira melhor do Brasil. Durante a festa, Roberto Piva também será homenageado. DJ H aproveita a informação de que o bardo era praticante do Catimbó, para inspirar-se musicalmente e convidar a cantora Karla da Silva. Ela irá representar a veia afro-ritualística de Piva, além de entoar cânticos D'Oxum e Ijexá e cantar músicas de seu repertório, http://www.myspace.com/karlavozes. Na entrada do cinema Odeon Heyk Pimenta (http://heykpimenta.blogspot.com/) com a Editora Cozinha Experimental (http://editoracozinhaexperimental.blogspot.com/) farão intervenções poéticas em homenagem a Roberto Piva.


Para quem deseja conhecer ou rememorar a poesia de Roberto Piva, Paranóia, sua obra mais representativa, acaba de ser reeditada pelo Instituto Moreira Sales; e uma entrevista inédita foi publicada recentemente no site http://www.interzona.com.br. Vale a pena também conferir a revista eletrônica dirigida por Floriano Martins & Claudio Willer, poetas e amigos de Roberto Piva: http://www.revista.agulha.nom.br/

Salve a Jurema Sagrada! Salve Irmãos de Fé!

Serviço:

Cachaça Cinema Clube
Dia 20 de outubro de 2010.
Cinema Odeon Petrobras, 21h. Praça Floriano, nº 7. Cinelândia.
Preço: 12 Reais inteira, 6 Reais meia.
http://www.cachacacinemaclube.com.br/